Cerimônia da Tocha Olímpica em Olímpia na Grécia

A chama da Tocha dos Jogos Rio 2016 foi acesa nesta quinta-feira (21), em cerimônia realizada em Olímpia, na Grécia.
Cerimônia da Tocha Olímpica em Olímpia na Grécia
Com o Sítio Arqueológico tomado por crianças, turistas, curiosos e moradores, a atriz grega Katerina Lehou, acompanhada por várias sacerdotisas, acendeu a tocha olímpica em frente ao Templo de Hera.
Cerimônia da Tocha Olímpica em Olímpia na Grécia
Logo depois, o fogo olímpico foi transmitido ao primeiro carregador, o ginasta grego Eleftherios Petrounias, campeão mundial das argolas na ginástica artística. Ele deu início ao trajeto caminhando em direção ao monumento em homenagem ao Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Cerimônia da Tocha Olímpica em Olímpia na Grécia
Depois, a chama foi passada ao brasileiro Giovane Gávio, bicampeão olímpico no Vôlei masculino nos Jogos de Barcelona-92 e Atenas-04, que percorreu cerca de 250 metros dando sequência ao trajeto no território grego, pelos próximos seis dias. Depois, o fogo olímpico passará pela sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, e pelo Museu do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, ambos na Suíça.
Cerimônia da Tocha Olímpica em Olímpia na Grécia
No dia 2 de maio, a Tocha viajará para o Brasil, onde irá desembarcar em Brasília (DF), no dia 3. Em terras brasileiras, o fogo olímpico será levado por cerca de 12 mil condutores, passando por todos os Estados, num total de 329 cidades, até a chegada ao Estádio do Maracanã, palco da Cerimônia de Abertura em 5 de agosto.
Cerimônia da Tocha Olímpica em Olímpia na Grécia
O processo de acendimento do fogo olímpico é realizado desde os Jogos de Berlim, em 1936. Para o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, a Olimpíada poderá representar um novo momento para o Brasil.


Hino do Brasil sendo tocado na Cerimônia da Olimpíada em Olímpia na Grécia.
“O Esporte nunca levanta barreiras entre países e culturas. Em tempos difíceis, essa mensagem é mais relevante do que nunca. É por isso, que, com nossos amigos do Brasil, estamos escrevendo a história hoje. Pela primeira vez, os Jogos serão sediados na América do Sul. Essa marca mostra nossa universalidade. O Rio de Janeiro, com o apoio de todos os brasileiros, vai celebrar uma demonstração gigante de suporte humano. Esse será o momento do Brasil e esses serão os Jogos Olímpicos. Esses Jogos serão uma mensagem de esperança em dias difíceis. Somos parte de uma só humanidade, símbolo de paz e harmonia, símbolo do poder da humanidade de se juntar, apesar das diferenças”.

Comentários