Cantinho da Educação

  ...........................................................         
 
 
 
 
ENSINO À DISTÂNCIA
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) anunciou que aplicará o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), antigo Supletivo, em Barcelona.
As inscrições deverão ser feitas pelo sítio eletrônico www.inep.gov.br a partir do dia 17 de dezembro/2012 até o dia 04 de janeiro/2013, com o apoio do Consulado-Geral.
2. O exame tem como objetivo garantir aos brasileiros que vivem no exterior a possibilidade de receber diploma de ensino básico ou de ensino médio e, eventualmente, continuar seus estudos no Brasil, por ocasião de seu regresso.


3. O INEP também informou que o edital do exame foi publicado no Diário Oficial e está disponível no endereço eletrônico http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=95&data=14/12/2012
 
 
 
 
 
Programa Ciência sem Fronteiras, a oportunidade de estudar no Brasil


Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Atração de Cientistas para o Brasil

PESQUISADOR VISITANTE ESPECIAL

O Programa Ciência sem Fronteiras irá incentivar a atração de cientistas renomados e líderes de grupos de pesquisa no exterior por meio da oferta da bolsa Pesquisador Visitante Especial e auxílio a pesquisa.
No mesmo projeto podem, também, ser solicitadas bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior e bolsa de Pós-Doutorado no Brasil.
A inscrição deve ser feita pelo pesquisador colaborador no Brasil.

ATRAÇÃO DE JOVENS TALENTOS

Além disso, o Programa irá atrair jovens cientistas ao Brasil, principalmente brasileiros, por meio da concessão de bolsa de Atração de Jovens Talentos e auxílio a pesquisa.
Nessa modalidade, pode, ainda, ser solicitada uma cota de bolsa de Iniciação Científica - IC ou Iniciação Tecnológica e Industrial - ITI.
A inscrição pode ser feita pelo pesquisador colaborador no Brasil que acompanhará o bolsista ou pelo próprio candidato à bolsa Atração de Jovens Talentos.

Não perca tempo, prazo de inscrições da terceira chamada se encerra no dia 1 de outubro de 2012








Mais informações sobre essas chamadas e inscrições:

  




Crianças Bilingues 

Se em sua casa seu marido e você falam idiomas diferentes, não existem razões para que seu filho não possa se tornar uma criança bilingue. Um segundo idioma se aprende de forma igual ao que se aprende o primeiro.

Estimular crianças bilingues 

A princípio, o bebê, ainda dentro da barriga da mãe, começará a ouvir sua linguagem e a familiarizar-se com ela. Se o pai lhe fala um segundo idioma, o bebê também se acostumará a escutá-lo. Os bebês primeiro ouvem para que depois possam expressar o assimilado, e assim aprender a utilizá-lo para adquirir comunicação fluida. O fundamental em todo o processo é ensiná-los com paciência e com muito carinho para que as crianças cresçam com uma reação positiva aos idiomas e que desfrutem ambos.
Se existe o interesse da família que a criança seja biligue, a casa não é o único lugar para aprender um segundo idioma. Hoje em dia, existem muitas alternativas e espaços para que a criança possa aperfeiçoar o aprendido em casa. Na escola, na rua, na biblioteca, ou em outros lugares. Escutar, falar, ler, e escrever um segundo idioma é parte do processo para ser bilingue.

Como ajudar ao filho a ser uma criança bilingue

Ajudar ao seu filho para que escute ou fale um segundo idioma pode ser iniciado e praticado em casa, através das conversações diárias, ou através de filmes, ou da música. No entanto, existem caminhos para ajudá-lo no processo de ler e escrever:

1- Os pais podem conseguir materiais no segundo idioma como livros, revistas e jogos didáticos;

2- Os pais podem escutar seus filhos lerem no segundo idioma, sem importar que eles não entendam o que a criança está lendo. O processo em si mesmo lhes dá a oportunidade de comprometer-se na prática da leitura que promove e dá o suporte necessário para adquirir o segundo idioma.
Além disso tudo, o que os pais podem fazer para que a criança pratique um segundo idioma, é conscientizá-la do privilégio e das vantagens que tem a criança ao dominar dois idiomas.

3- A terceira proposta é matricular em escolas e colégios bilingues, o que dará mais segurança quanto a expressão do idioma. Nas escolas bilingues, a criança compartilhará seus conhecimentos com outras crianças e se sentirá mais acolhido, melhorando ainda mais a prática no idioma.

Para ser bilingue

Existem diferentes caminhos para que uma criança seja bilingue. Investigações mostram que é preferível desenvolver bilinguismo em crianças menores porque é uma forma natural para aprender dois idiomas ao mesmo tempo. Aprender um segundo idioma inclui os pais, fatores econômicos, a comunidade, experiências, ambiente no colégio e a cultura, que podem fornecer as ferramentas necessárias para chegar ao bilinguismo com êxito.

Fonte consultada: Guía de Bilingüismo para padres y profesores, de Colin Baker. Colin Baker é autor de vários livros sobre bilinguismo e educação bilingue. Ele é professor de Educação da Universidade de Gales 





Alfabetização 








Atividades

 

Concurso de Desenho Infantil "Brasileirinhos no Mundo"


Concurso de Desenho Infantil “Brasileirinhos no Mundo” visa estimular a reflexão sobre o Brasil e a formação de vínculos entre os pequenos brasileiros no exterior, muitos deles migrantes de segunda geração, e o país.

Podem participar crianças brasileiras entre 6 e 11 anos de idade residentes no exterior. Com o tema "Meu capítulo favorito da História do Brasil”, o concurso visa a promover e conservar vínculos culturais e de identidade das novas gerações de brasileiros no exterior com seu país de origem.

As inscrições serão realizadas entre fevereiro e junho de 2012. Os dez melhores desenhos, escolhidos por Comissão Julgadora, receberão o “Prêmio Itamaraty de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo".

Quer participar?